segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Dos Filósofos e das Crianças

A palavra Filosofia, do grego, significa amar a sabedoria. E filósofos são exatamente isso.
Filósofos são pessoas que têm paixão por um conhecimento maior e mais profundo das coisas, verdadeiros amantes da sabedoria.
Filósofos são aqueles nunca se deixam limitar por uma percepção superficial e meramente sensorial das coisas.
Filósofos são os que buscam o conhecimento eterno e imutável do universo através do tempo, por mais que este seja inexistente ou inalcançável.

Por menos recompensadora que possa ser para si (sim, isso é incrivelmente variável pessoalmente), a busca pelo conhecimento realizada pelos filósofos não é finita. É independente da muito provável incerteza cada vez maior das coisas, que costuma perturbar ou até enlouquecer alguns. Muito embora fortaleça e amadurça outros.

Sendo assim, não seriam as crianças, de certa forma, grandes filósofos?
Sim, as crianças!
As crianças que, por estarem a menos tempo aqui, não possuem a mente repleta de preconceitos sobre o mundo como o resto das pessoas.
As crianças que não tem verdadeiro 'medo' de perguntar o porquê das coisas.
As crianças que possuem a real capacidade de ver o mundo com novos e puros olhos.

Ora, então cabe ao verdadeiro filósofo o dever inspirar-se nas crianças e nunca perceber o mundo como ele parece ser, mas sim buscar vê-lo como ele realmente é.
Entende-se pela mais importante característica do filósofo libertar-se do preconceito que seus sentidos e a vida lhe proporciona e jamais perder a incrível capacidade de surpreender com o mundo. Dê, como uma criança, vê-lo como uma nova e misteriosa aventura. Como um grande enigma, só esperando para ser desvendado...

4 comentários:

  1. E é triste, realmente triste, que a gente perca essa ingenuidade espetacular das crianças.
    E mais triste é que hoje as crianças munidas com seus iPhones e iPods de 80 gigas não estejam tão mais curiosas...

    ResponderExcluir
  2. O amadurecimento, portanto, é um processo irreversível que nos afasta da verdadeira essência da filosofia em seu sentido real, amar o conhecimento. Quantas vezes você explodia de alegria por aprender uma coisa nova?
    É triste, feels bad, man.

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma pequena parte do mundo de sofia não é? ou pelo menos é muito parecida XD mas de qualquer forma não importa as palavras e sim a mensagem

    a Simples capacidade de ver td no mundo como algo unico e especial é um dos passos para ser um filósofo aqueles que amam a sabedoria de se perguntarem coisas que talvez não mudaram a sua forma de viver ou trabalhar e as vezes mudara totalmente todos os conceitos de sua vida isso é estudar o mundo isso é filosofar o/

    ResponderExcluir
  4. Isso pra não falar do amadurecimento precoce que a mídia causa nas crianças.

    ResponderExcluir